15 Especializações Para Áreas Da Medicina Blog Estácio

· 3 min read
15 Especializações Para Áreas Da Medicina Blog Estácio

A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento  de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto. Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades. O médico clínico pode participar como coadjuvante no acompanhamento pré e pós operatório, mas suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna. Agora que você já conhece todas as 114 especialidades médicas e áreas de atuação da Medicina você pode definir o caminho que pretende seguir fazendo a escolha do melhor curso preparatório para a Residência Médica. No post O que é Residência Médica e como funciona você encontra mais informações sobre as especializações médicas.

  • Na Capital, são oferecidas 160 vagas, distribuídas em duas turmas de 80.
  • A formação do especialista é dirigida exclusivamente aos cuidados do adolescente e da criança e precisa ter ao menos dois anos de residência médica ou cursos de especialização equivalentes à pós-graduação.
  • Dentre as principais funções do médico que atua na Gestão Hospitalar, estão a liderança de equipes, o planejamento e o controle administrativo, a solução de problemas nos setores e a integração de times multidisciplinares.
  • Além disso,elabore questões sobre os temas abordadospara auxiliar na fixação do conteúdo.
  • A carreira de um médico, bem como a satisfação de seus clientes e pacientes, também dependem desse esforço.


Há um discurso que o médico clínico com formação mais geral é necessário e deve ser valorizado. Mas não passa retórica, pois esses clínicos são considerados mal sucedidos. Há cada vez menos clínicos e, portanto, menos professores de Clínica Médica, comprometendo o seu ensino. Por tudo isso, o clínico, especialista em Clínica Médica, atualmente com atuação mais restrita ao hospital precisa alargar seu campo de atuação e se valorizar. O médico internista atende pacientes internados tanto em emergências, unidades de terapia intensiva quanto em leito de enfermaria, por isso tem sido chamado de “hospitalista”.

Gestão Hospitalar


A neurologia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso central e periférico, cerebelo, cérebro, tronco encefálico e nervos. A neurologia pediátrica é uma subespecialidade cujo enfoque são os bebês, crianças e adolescentes. A Foniatria é uma especialidade médica, reconhecida pelo CFM e pela AMB desde 1972, sendo atualmente uma área de atuação da Otorrinolaringologia.O foniatra é o médico especializado nos Distúrbios de Comunicação e Aprendizagem. Portanto, apresenta como principal atuação ser um facilitador e cuidador do desenvolvimento da linguagem, incluindo-se a aprendizagem. Citopatologia é o estudo das células e suas alterações morfológicas em casos patológicos. O médico patologista é o  leia mais aqui  e tecidos corporais.

Conteúdo Do Curso


Por isso, o profissional precisa conhecer uma série de testes e exames que verificam o bom funcionamento desse órgão, a fim de identificar possíveis disfunções ou doenças. “Um bom clínico é um profissional analítico, atualizado e excelente comunicador (tanto com a equipe, quanto com o paciente e a família). Não existe um clínico completo que falhe em algum desses aspectos”, diz o especialista. A anamnese e a realização de exames são práticas antigas e determinantes na configuração da Medicina que conhecemos hoje.

Medicina: Profissão, Curso E Mercado De Trabalho



No centro dos artigos haverá uma lista com recomendações com as especialidades informadas. Conheça os benefícios de uma dieta com baixo teor de FODMAPs e o uso de probióticos para pacientes com SII. A American Heart Association recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana como forma de prevenir doenças vasculares. Sabia que é possível utilizar o smartwatch como ferramenta no diagnóstico de fibrilação atrial? No momento, temos aproximadamente 35 mil clínicos registrados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Experimente o Whitebook e tenha o melhor suporte na sua tomada de decisão clínica.